Semana passada finalizamos o Capítulo 3 e falamos sobre sítios arqueológicos. Mas antes de entrarmos em tal tema, vale relembrarmos que há diferentes teorias acerca do povoamento da América. Duas muito famosas são as teses sobre a vinda pelo Estreito de Bering (conectando a Ásia - Rússia - e a América - Alasca) e sobre a chegada a partir da Oceania, em pequenas embarcações, auxiliadas por ventos e correntes marítimas. Para saber mais sobre tais teorias, acesse os links abaixo:
http://www.historiamais.com/homemamericano.htm
http://www.educopedia.com.br/educopedia/objetosEducacionais/historia/6_8_ilus_3.html
Já que estamos finalizando nosso tema sobre povoamento da América, gostaria de testar seus conhecimentos de forma divertida? Tem um jogo super legal para isto! Eu adorei! Dá uma conferida!
http://www.educopedia.com.br/educopedia/objetosEducacionais/historia/6_8_oa_12.html
Entrando no tema dos sítios arqueológicos, o Brasil tem importantes locais onde podemos encontrar vestígios e evidências da vida humana durante a Pré-História. Um deles é o da Lapa Vermelha, em Minas Gerais. Foi lá que o pesquisador Walter Neves encontrou o fóssil humano mais antigo do Brasil: a Luzia! Um professor de um blog parecido com o nosso contou melhor esta historia: http://tempodoshomens.blogspot.com.br/2011/05/gruta-da-lapa-vermelha.html
No Piauí, muitos sítios arqueológicos estão reunidos no Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato.
Lá, a arqueóloga Niède Guidon concluiu que os primeiros humanos chegaram na América há cerca de 50 mil anos, ou seja, muitos antes do que muitos pesquisadores defendem. Portanto, Guidon acredita que houve várias ondas imigratórias para o nosso continente anteriores ao caminho pelo Estreito de Bering. Para saber mais, acesse os links abaixo:
http://www.verciencia.com.br/noticias/124/arqueologa-niede-guidon-foi-aplaudida-de-pe-ao-final-do-talkshow-verciencia-na-travessa-no-dia-mundial-do-meio-ambiente-5-de-junho
http://super.abril.com.br/ciencia/o-primeiro-brasileiro
Por fim, você sabe o que é um sambaqui? Vamos descobrir melhor? Veja o vídeo a seguir: