quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

O legado da Grécia Antiga

Bom dia, alun@s!

Aprendemos sobre o legado que os gregos nos deixaram. Falamos, principalmente, sobre o teatro e as Olimpíadas. 

  • O teatro:

Na Grécia Antiga, existiam dois gêneros teatrais: a tragédia e a comédia. As tragédias buscavam despertar o sentimento de catarse, ou seja, elas promoviam uma angústia tão grande que depois causavam uma sensação de alívio, mais ou menos quando choramos muito e depois conseguimos manter a calma. Diferentemente, as comédias usavam de muita ironia para fazerem críticas à política e a outros aspectos da sociedade grega. 

Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/tragedia-grega/>. Acesso em: 16/02/2017.


As mulheres não podiam atuar. Até mesmo na plateia, eram a minoria. Na Grécia Antiga, sobretudo entre as mulheres ricas, o espaço público era restrito às mulheres, estando elas concentradas no espaço privado: o gineceu. Vocês se lembram que explicamos o significado de gineceu em sala de aula? Papéis femininos eram interpretados por homens que afinavam suas vozes e se vestiam com vestimentas usadas por mulheres. Além disto os atores usavam máscaras expressivas que demonstravam as características de seus personagens. 

As peças eram realizadas em grandes teatros, geralmente próximos às colinas e com uma arquitetura oval. Era uma forma de manter a qualidade do som para os que estivessem próximos ou distantes do palco. Este tipo de arquitetura inspirou construções romanas (como o Coliseu, onde havia batalhas entre gladiadores) e os estádios de futebol atuais. 

Ruínas do Teatro de Mileto. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_na_Gr%C3%A9cia_Antiga>. Acesso em: 16/02/2017.




Maracanã. Disponível em: <http://www.braziltriptur.com/pt_BR/maracana-estadio>. Acesso em: 16/02/2017.

Havia festivais de peças teatrais na Gécia Antiga conhecidos como Dionisíacas, pois eram uma homenagem ao deus do vinho e do teatro: Dionísio. 
Escultura do deus Dionísio, encontrada no Museu Nacional Romano. Disponível em: <http://arturjotaef-numancia.blogspot.com.br/2013/08/baco-dionisio-deus-dos-carnavais-e.html>. Acesso em: 16/02/2017. 


  • As Olimpíadas
As Olimpíadas da Grécia Antiga eram vistas como uma homenagem a Zeus. Eram realizadas de 4 em 4 anos, na cidade de Olímpia.  Assim como no teatro, as mulheres não podiam participar das Olimpíadas, portanto, homens (nus durante as provas), de diferentes profissões, poderiam praticar as atividades esportivas. Estas eram, principalmente: corridas a pé, corridas de carros, lançamento de disco, lançamento de dardo, saltos e luta. Não havia remuneração para os vencedores das competições, sendo a premiação uma coroa de louros. 

Como exercício, observem as duas imagens abaixo (uma é uma pintura da Grécia Antiga e outra é uma fotografia de Olimpíadas contemporâneas) e identifiquem semelhanças e diferenças entre elas:





quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Comparação entre Atenas e Esparta

Olá, querid@s!!

Estamos estudando Grécia Antiga. Falamos sobre a importância das civilizações minoica e micênica para a formação da Grécia; explicamos que os gregos tiveram várias cidades-Estado, conhecidas como pólis; observamos que a península grega é cercada pelos mares, tendo desenvolvido o comércio e sendo uma civilização marítima, localizada no continente europeu. 

Vimos que cada pólis tinha hábitos e costumes próprios, de todo modo, existia um sentimento de coletividade entre os gregos, pelo fato de que a Grécia possuía cidades diferentes que compartilhavam as mesmas língua e religião. 

As duas pólis mais famosas da Grécia Antiga foram Atenas e Esparta. Uma desenvolveu a democracia e outra a oligarquia. Lembra que vimos um vídeo em sala de aula (pelo menos, na maioria das turmas) comparando os dois modelos políticos? Vamos conferir novamente? 



Conseguem estabelecer diferenças e semelhanças entre os modelos políticos dos atenienses e espartanos? Esse é o desafio do dever de casa! 

Beijos e até nossa próxima aula! o/

Avisos importantes

Bom dia, alun@s!!


A data da apresentação do trabalho de cartazes ficou definida:



601, 602, 603 e 606: dia 21/02 (terça-feira)



604: dia 23/02 (quinta-feira)



Eu tirei a dúvida. De fato, na 3ª certificação, teremos que cobrar conteúdos referentes aos trimestres anteriores. Portanto, a matéria da prova será:


  • Primeiro Trimestre: fontes históricas.


  • Segundo Trimestre: hierarquias sociais na Mesopotâmia e no Egito.


  • Terceiro Trimestre: comparação entre Egito e Reino de Kush, hebreus e Grécia Antiga.



No dia 18 (sábado), aremos exercícios de revisão antes da prova que os ajudarão a estudar para a 3ª certificação. 



Mais perto da avaliação, coloco os conteúdos de maneira mais específica.