segunda-feira, 13 de junho de 2016

Roteiro do trabalho de História junto à Informática Educativa

Queridos alunos, 

Nossa avaliação do trimestre será um quiz com a temática da Mesopotâmia. Segue abaixo o roteiro da atividade:

 

Mesopotâmia



Título da atividade: Quiz sobre Mesopotâmia

Disciplina: História                 
Série: 6º ano                    
Professoras: História: Roberta Alves, Informática: Márcia Valpassos e Maria da Glória D'Escoffier

Descrição da atividade: Elaboração de 5 exercícios de múltipla escolha (quiz) sobre a Mesopotâmia.

Datas (etapas do trabalho):
  • Aula 1 - dias: 14/0623/06 -  leitura em conjunto do roteiro, pesquisa e início da criação do exercício em um editor de textos (rascunho).
  • Aula 2 - dias: 21/06 e 30/06 -  pesquisa e término do exercício no Hot Potatoes (inclusão das imagens).
  • Aula 3 - dias: 28/06 e 07/07 -  teste dos exercícios elaborados por outros colegas (páginas da Web criadas no Hot Potatoes).
Recursos a serem utilizados: 
  • LibreOffice Writer (editor de texto) para a criação do rascunho dos exercícios (correção ortográfica).
  • Hot Potatoes para a criação dos exercícios.
  • pesquisa de conteúdo: no livro, caderno e aqui no nosso blog.

Estrutura do trabalho: 
 
1. A turma se dividirá em duplas. Para as turmas com número ímpar de alunos, deve haver um único trio



2. Utilizar o programa HotPotatoes, opção JQUIZ para criar os exercícios. Cada dupla deve criar 5 exercícios de múltipla escolha sobre o tema Mesopotâmia para os colegas responderem. Veja uma dica:

    A elaboração dos exercícios deve ocorrer da seguinte forma:
    2.1. um exercício para cada um dos temas abaixo abaixo:
  • a localização da Mesopotâmia;
  • as hierarquias sociais na Mesopotâmia;
  • o Código de Hamurabi;
  • o poder dos reis das cidades-Estado mesopotâmicas;
  • a escravidão.
    2.2. cada exercício deve ter 4 opções de resposta, sendo somente uma a correta. A escolha das cores, botões e demais formatos do exercício deve facilitar a visualização do mesmo. 

    2.3. os enunciados e respostas não podem ser copiados do livro ou da Internet. A dupla deve elaborar o exercício, utilizando suas próprias palavras, de acordo com o seu entendimento da pesquisa, respeitando as normas ortográficas.

3. Ainda no programa HotPotatoes, gerar a página WEB (opção F6). 

4. Em um navegador da Internet, a dupla realizará o teste do próprio exercício criado, para verificar possíveis erros.

5. Na última semana, cada dupla sorteará um exercício para testar e obter a avaliação do teste dos demais colegas.   

Avaliação:  
  • criação do exercício - professora de História: 1,5 (conteúdo de História, uso correto do português e adequação do exercício ao tema).
  • criação do exercício - professoras de Informática: 0,5 (avaliação qualitativa da participação do aluno, organização do exercício e o correto armazenamento dos arquivos (salvar os arquivos na pasta correta e com o nome correto).
  • teste do exercício criado pelos colegas - programa HotPotatoes: 0,5

Observações: 
  •  Este trabalho vale 2,5. Há também 0,5 para quem fizer todos os deveres de casa.
  • Caso o aluno falte na primeira ou segunda semana, ele deve solicitar a 2ª chamada na secretaria para realizar um novo trabalho em sala de aula em data estabelecida pela professora de História. Caso a falta ocorra somente na 3ª semana (teste do exercício criado por outra dupla), o aluno poderá efetuar este teste no laboratório de Informática em um horário a combinar com a professora de Informática. 
  • Caso alguma dupla descubra "erros" no exercício de outra dupla, a dupla que criou o exercício perde o ponto referente à questão.
  •  A melhor pergunta de cada item será escolhida para ficar no blog de História e de informática Educativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário