quinta-feira, 6 de outubro de 2016

"Deuses do Egito" e "O Príncipe do Egito"

Olá, alunas e alunos!

Assistimos a dois filmes em sala de aula nesse ano: Deuses do Egito e O Príncipe do Egito! Qual foi o que vocês mais gostaram? São bem diferentes, não é verdade?

  • Deuses do Egito
O filme é bem recente, foi lançado em fevereiro de 2016. Apresenta a saga de Bek (um mortal) e Hórus (deus do ar) para derrotarem Set (deus do deserto e da desordem). Além de Hórus e Set, outros deuses egípcios são apresentados, como Ísis (deusa da família), Osíris (deus da justiça), Rá (deus do Sol), Hator (deusa do amor), Anúbis (deus dos funerais), dentre outros. 

Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-207730/>.

O filme é divertido e muitos tem momentos engraçados, bem como várias cenas de ação! De todo modo, não podemos deixar de observar que as cenas mostram mais sobre nossos dias de hoje do que sobre a forma como os egípcios enxergavam seus deuses. A cor de pele dos mortais e das divindades, em geral, não corresponde a como eram os egípcios: há personagens loiros e de olhos claros! Além disto, muitas vestimentas, especialmente das mulheres, são modernas, têm bojo, lantejoulas e não se assemelham ao modo como as pessoas do Egito Antigo se vestiam. 

  • O Príncipe do Egito
Animação, de 1998, bem musical, como vários outros desenhos animados. Nos anos 1990, muitas animações deixaram músicas marcantes, como Rei Leão, Pocahontas e Anastácia, por exemplo. Diferentemente de Deuses do Egito, O Príncipe do Egito busca ser mais fiel ao aspecto físico dos egípcios e hebreus, bem como às vestimentas do período retratado. 

Disponível em: <https://docs.ufpr.br/~coorhis/priscila/cinema.html>.

O filme narra o momento do Êxodo, lembra que estudamos sobre este tema em sala de aula? Como já assistimos, O Príncipe do Egito mostra a trajetória de Moisés, desde o nascimento, apresentando sua criação pela família do faraó, o momento e que descobre ser hebreu até, de fato, libertar seu povo da dominação egípcia, o conduzindo de volta para a Palestina. 
A principal fontes histórica sobre o povo hebreu é a Bíblia (Antigo Testamento). Como já dissemos, toda fonte histórica não é encarada como uma verdade absoluta pelo historiador, nem mesmo um livro sagrado, porém, sempre devemos respeitar TODAS as crenças religiosas, não é mesmo?

Ao analisarmos os filmes, reforçamos a ideia de que toda fonte histórica é fruto do momento em que foi produzida. Deste modo, vimos que Deuses do Egito tem atores que reforçam os padrões de beleza de Hollywood e O Príncipe do Egito  mostra um estilo de desenho típico dos anos 1990, cheio de músicas e animação não computadorizada.

Beijos e até a próxima postagem o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário