quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Os hebreus e o Judaísmo


Bom dia a tod@s!!

Já terminamos a matéria de Hebreus há um tempinho, porém, acho importante recapitularmos algumas coisas!

Vimos que o povo hebreu surgiu em Ur, na Mesopotâmia. Os hebreus eram pastores (criadores de animais) e nômades. Graças a Abraão, se estabeleceram em Canaã, considerada a Terra Prometida deste povo, situada na região da Palestina. Lá, os hebreus desenvolveram a agricultura.

Após viver um tempo em Canaã, o povo hebreu migrou para o Egito, em decorrência de um período de secas na região da Palestina. 

                             Disponível em: <https://www.lds.org/ensign/1991/07/research-and-perspectives-where-was-the-ur-of-abraham?lang=eng>. 

Apesar do fato de o mapa estar em inglês, conseguem identificar onde está Ur, Canaã e Egito? Isto facilita nossa compreensão sobre as rotas que os hebreus traçaram na Ásia e na África.

Após um período de paz no Egito, os hebreus sofreram 400 anos de escravidão, sendo libertados por Moisés, no episódio conhecido como Êxodo, vocês se lembram? Tratamos deste tema ao vermos o filme O Príncipe do Egito.

De volta a Canaã, os hebreus tiveram que enfrentar vários povos que haviam dominado este território durante o período em que estavam no Egito. Foi neste momento que, segundo a Bíblia, houve o episódio em que Davi derrotou o gigante Golias, expulsando os filisteus. 

Também estudamos que, com o tempo, os hebreus se dividiram em dois reinos (Israel e Judá) e que houve duas Diásporas deste povo: uma após a invasão dos babilônicos e outra após destruições ao reino de Israel, promovidas pelos Império Romano. Com isso, os judeus (descendentes dos hebreus) ficaram sem um território fixo por um bom tempo, até a criação do Estado de Israel, pela ONU, em 1948.


O Judaísmo nos dias de hoje

Estudamos que os judeus acreditam no Antigo Testamento da Bíblia, a Torá, seguem um calendário e têm feriados diferentes dos cristãos, além de possuírem uma série de tradições. Uma delas é o Bat Mitzvá para as meninas (aos 12 anos) e o Bar Mitzvá para os meninos (aos 13 anos). Este é o momento em que os adolescentes iniciam seus estudos da Torá, livro sagrado para os judeus.
Lembra da celebração do Bar Mitzvá do Nissim Ourfali? Não pude mostrar para todas as turmas, mas segue aqui para quem ainda não conferiu:


Grande beijo e até a próxima o/

3 comentários:

  1. Obg Professora , eu sou o Matheus da 601

    ResponderExcluir
  2. Olá professora ! Td bem ?Sou a Geovana da 604 e gostaria de saber quando voltarmos dessa greve qual será a matéria que iremos estudar? pois estou estudando um pouco em casa e queria saber.Bjos

    ResponderExcluir