segunda-feira, 11 de abril de 2016

Introdução à História

Nosso primeiro tema em sala de aula foi uma introdução à História! 
Para que serve o trabalho do historiador e para que estudar o passado?
São múltiplas as possibilidades de resposta. Alguns dos motivos são: compreender melhor o presente, através de uma perspectiva histórica; aprender a respeitar culturas e sociedades completamente diferentes da nossa; analisar mudanças e permanências do ser humano ao longo do tempo. 
A forma de buscarmos reconstruir o passado é através de fontes históricas. A partir disso, estudamos diferentes tipos de fontes, tais como:
  • Fontes escritas
  • Fontes visuais
  • Fontes materiais
  •  Fontes orais
Também falamos que a História nunca chega a uma verdade absoluta, porque existem diferentes pontos de vista sobre o passado. Por exemplo, se você brigou com um amigo seu, certamente você narraria os motivos para o desentendimento de forma diferente da de seu amigo, certo? Do mesmo modo, em uma guerra entre França e Alemanha, os franceses falariam sobre o conflito de modo distinto dos alemães. Cada país produziria fontes diferentes sobre a mesma guerra.
Ainda sobre os pontos de vista, uma mesma sociedade se transforma ao longo do tempo, modificando seus interesses e valores. Lembram que mencionamos que quando a história em quadrinhos do "Homem de Ferro" (anos 1960) foi criada, os inimigos eram vietnamitas e quando o filme foi produzido (2008) os inimigos se encontravam no Oriente Médio? A razão é simples: na década de 1960, os Estados Unidos estavam em guerra contra o Vietnã, no contexto da Guerra Fria e nos anos 2000/2010, os norte-americanos consideravam, e ainda consideram, os árabes como inimigos!

Por fim, também mencionamos que os pontos de vista sobre o passado variam, porque a História lida com a memória e esta lida com lembranças e esquecimentos sobre aquilo que já aconteceu! Alguns de vocês entrevistaram pessoas mais velhas de suas famílias e perceberam a dificuldade de alguns idosos se lembrarem sobre suas próprias infâncias, não é mesmo?

Beijos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário