Se a História busca entender o ser humano ao longo do tempo, o que seria então o tempo?
Falamos em sala de aula que, por um lado o tempo é absoluto: não conseguimos parar ou voltar no tempo. Por outro lado, o tempo é relativo: há diferentes maneiras de contarmos o tempo. Portanto, estudamos que há diversos calendários, dentre os quais o cristão, o chinês, o judaico e o muçulmano. Além disso, há várias maneiras de se sentir a passagem do tempo. Se você gosta de História, a aula da professora Roberta tende a passar rápido, porém, se você acha esta matéria chata, o tempo demora a passar.
A passagem do tempo também é sentida de formas diversas de acordo com o período histórico e com o lugar. Por exemplo, antes dos smartphones, o tempo parecia passar mais lentamente, pois as pessoas eram menos conectadas à internet, muitas não tinham nem luz ou água encanada. Porém, hoje em dia ainda há famílias que vivem em locais muito pobres e em condições precárias. Provavelmente, para tais pessoas, a passagem do tempo ocorre de forma mais lenta do que para você.
Também falamos que existe o tempo cronológico, ou seja, o tempo cronometrado (temos hora para sair e entrar na escola), o tempo dividido em segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses, anos, décadas, séculos, milênios...Além deste, existe o tempo histórico, relacionado com a maneira como o ser humano se apropriou e ainda se apropria do tempo. Por exemplo, quando falamos de anos 1960, sabemos que foi marcado por um contexto histórico de feminismo, Guerra Fria, movimento hippie, dentre outras características.
A História se interessa pelo tempo histórico, porém, precisa do tempo cronológico para auxiliá-la, por isso, se utiliza dos séculos. Aliás, você já aprendeu a como saber o século, se lembra? Para relembrar, acesse o site: http://escolakids.uol.com.br/o-calculo-dos-seculos.htm
Roberta, se na prova você colocar :
ResponderExcluirDiferencie tempo historico de tempo cronológico ...
resposta: o tempo histórico você viaja no tempo atráves do estudo, já o tempo cronológico e medido atrávez da matemática e não volta .
esta resposta estaria certa?
Não estaria errada, mas estaria incompleta! Vamos corrigir a prova juntos em sala, na semana que vem!
Excluir